> Stout Cobweb / 10

Image 9 of 14
«    »
"Stout Cobweb # p"
  • Stout Cobweb # p
  • Monotipia
  • 30x42cm
  • 2010

Stout Cobweb é uma série de animações e monotipias que têm como ponto de partida formal e conceptual exposições e eventos realizados no século XX, em contextos de vanguardas, apresentações de manifestos, bienais e salões de arte, etc.

 

Cada uma das obras em Stout Cobweb é tautológica. Na reconstituição de "Mile of String" (Agonized humor #2), reconhece-se primeiro a motivação de Duchamp que, nas palavras do autor, toma a sua intervenção como um "combate ao segundo plano", as pinturas dos restantes artistas surrealistas. Radicaliza-se este manifesto ao anular por completo esse fundo, a ponto de nada mais restar que uma composição abstracta bidimensional. Na obra em que se anima a sala de Malevich (Agonized Humor #1), a tensão é provocada pelo absurdo das formas que caem, vítimas pura e simplesmente da lei da gravidade. Os quadrados como módulos quase religiosos em Malevich, não são agora mais que um amontoado de formas no chão.

 

O conjunto de monotipias explora os príncipios de sedimentação e transporte das iconografias. Aqui, as formas de outras exposições instalam-se em espaços aparentemente estranhos aos da sua origem. A migração das formas expõe relações invisíveis entre momentos históricos distintos, apenas revelados pelas testemunhas fugazes dos espaços—os espectadores.